Eu tenho um pobre I.

Solidariedade é auxiliar o outro para que ele ande sozinho, depois da dificuldade por que passa. “Não quero nada em troca. Hoje, preciso eu, amanhã precisas tu. Somos todos iguais.”

Caridade é ajudar o outro de forma a que ele continue a depender de mim. “Quero honras ou exercer autoridade sobre ti. Tu és, e quero que continues a ser, inferior a mim. E eu só te estou a ajudar porque sou muito boa pessoa.”

"Na minha família os animais domésticos não eram cães nem gatos nem pássaros; na minha família os animais domésticos eram pobres. Cada uma das minhas tias tinha o seu pobre, pessoal e intransmissível, que vinha a casa dos meus avós uma vez por semana buscar, com um sorriso agradecido, a ração de roupa e comida." Crónica de António Lobo Antunes, Visão, 2013.


 IIIII.